terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Guia de Doenças - Disturbio de Estresse Pós-Traumático

Definição

Também conhecida pela sigla PTSD (derivada do inglês "Post Traumatic Stress Disorder"), uma reação do organismo muito parecida com a síndrome do pânico (ver no Guia de Doenças o texto "Síndrome do Pânico"). Apresenta, porém, uma característica diferencial importante: trata-se de uma resposta a um acontecimento inesperado, inevitável, imprevisível e muito traumático, no qual a pessoa se sentiu impotente diante de uma situação extremamente ameaçadora – brigas, seqüestro, prisão, assalto, estupro ou acidente, por exemplo.

Sintomas
Apresenta os mesmos sintomas da síndrome do pânico, acrescidos de pesadelos, terrores noturnos e um fenômeno chamado de flash back: a pessoa tem a sensação de viver novamente a situação ameaçadora, como se fosse uma cena de filme. Além disso, com o passar do tempo, desenvolve-se um estado depressivo crônico, com apatia, irritabilidade, desinteresse por muitas atividades, diminuição de memória e, às vezes, sentimento de culpa.

A simples presença de algo que remete à situação desencadeante pode causar ataques de ansiedade. O caso mais extremo já registrado na literatura médica relaciona-se a sobreviventes dos campos de concentração nazistas na Segunda Guerra Mundial. Muitos deles, portadores do mal, entram em pânico simplesmente ao ver um policial ou soldado fardados, embora tenham a consciência de que se trata de um medo irracional.

Tratamento
Em geral, prescrevem-se técnicas de relaxamento, medicação tranqüilizante ou antidepressiva, para acabar com a insônia e os pesadelos. A psicoterapia individual ou em grupo (principalmente se este for de auto-ajuda) pode ser útil. Em muitos casos, é contra-indicada a psicanálise voltada ao passado, em que se tenta fazer o paciente entender e "digerir" o fato traumático.

Artigo Extraido do Site VEJA.COM saude
Esse conteúdo tem caráter meramente informativo e não substitui a consulta ao médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário